• Ultimas Postagens

    quarta-feira, 30 de novembro de 2016

    Ervas Aromaticas & Especiarias




    Em primeiro lugar, o que são ervas aromáticas e especiarias? As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. As ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Ambas retêm a sua potência durante longos períodos de tempo se forem armazenadas convenientemente.
    A fitoterapia pode ser vista como a precursora da farmacologia moderna – aliás, muitos medicamentos modernos são derivados das plantas. Como tal, incluir sabores herbários na sua dieta diária pode fazer uma grande diferença na sua saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infecções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o tracto urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.
    No entanto, como as ervas aromáticas e especiarias são consumidas em quantidades pequenas em relação a outros alimentos, é um pouco injusto comparar o seu conteúdo nutritivo numa base por refeição. Por exemplo, mesmo que muitas ervas tenham um alto teor de vitamina C, não se chega nada perto das necessidades diárias com um ramo de salsa numa tigela de sopa. A não ser que se coma uma taça de tabouleh (uma salada popular no Médio Oriente contendo muitos vegetais, azeite e especiarias) todos os dias, uma laranja é uma fonte mais simples de vitamina C. Contudo, quando se mergulha um pouco mais fundo e se vêem os potentes componentes das plantas nas ervas aromáticas e especiarias, conhecidos como fitoquímicos e bioactivos, a erva é mesmo muito mais verde.
    Em reconhecimento dos enormes benefícios das ervas e especiarias, os especialistas sugerem alterações nos manuais de educação nutricional, para que recebam atenção específica, como nos tempos passados. Propõem um novo tipo de pirâmide alimentar, com as ervas na maior parte da camada inferior de outros alimentos altamente protectores “ para serem comidos em variedade e quantidade”.


    Manjericão ou Alfavaca

    Erva fina de aroma marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui o seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.
    Digestivo, sedativo, tónico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais.
    Uso: tomates, massas, berinjela, peixes de carne firme.

    Louro

    A folha de Louro é um dos componentes do Bouquet Garni. O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines. Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.
    Antioxidante, digestivo; estimula o apetite; é auxiliar no tratamento da gripe.
    Uso: cozidos, assados, feijões, massas, caldos e carnes.

    Cebolinha

    Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos. A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.
    Antioxidante e digestiva.
    Uso: pratos salgados.

    Coentro

    O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.
    Antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite.
    Uso: peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves, pães.

    Tomilho

    Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do Bouquet Garni. O seu perfume lembra a “Provence”, região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.
    Digestivo, desinfetante, anti-séptico; é expectorante, limpa as vias respiratórias e o intestino.
    Uso: sopas, aves, peixes, carnes, saladas, molhos, preparações a base de tomate.

    Dill

    Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.


    Erva Doce

    As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.
    Combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais.
    Uso: A base da haste é usada como legume. As folhas podem ser servidas em saladas ou guarnecendo outras preparações.

    Manjerona

    Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.

    Menta

    A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

    Oregãos

    Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.
    Digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo; auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e cólicas menstruais.
    Uso: molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetinhos (de carneiro e porco).

    Salsa

    Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.
    Favorece o equilíbrio hormonal; é fonte rica em betacaroteno (pré vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite; é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas.
    Uso: molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.

    Alecrim

    É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com cordeiro, porco, frango, vitela e fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.

    Sálvia

    A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, coelho e vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e linguiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e molhos.
    Digestiva, antioxidante; auxiliar no tratamento de problemas de fígado, suor excessivo, ansiedade, depressão e sintomas da menopausa.
    Uso: carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, queijos e saladas.

    Estragão

    Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem muito sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.
    Estimulante de apetite; alivia reumatismo e artrite, regulariza a menstruação, diurético.
    Uso: saladas, sopas, assados de forno, peixes, carnes, aves e molhos

    Cravo

    Tem sabor doce e pungente, quase quente. Recomendado para arroz doce, pão de mel, pudins, compotas de frutas e pratos asiáticos, especialmente indianos.

    Cardamomo

    Perfumado e de sabor refrescante, Antioxidante, estimulante e digestivo.
    Uso: pode ser usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce, pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.

    Açafrão

    Antioxidante, antiinflamatório, é auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
    Uso: arroz, sopas, saladas, carnes, pães.

    Alcarávia

    Digestivo, estimulante.
    Uso: pães, batatas, cogumelos, pato, ganso, sopas, recheios e vegetais.

    Aipo ou Salsão

    Digestivo, indicado para flatulência (gases), diurético.
    Uso: sopas, minestrone e salpicão

    Alecrim

    Digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sangüínea, antidepressivo e anti-séptico.
    Uso: carnes e massas

    Alho

    Antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue.
    Uso: carnes, aves, molhos em geral e refogados

    Baunilha

    Estimulante, afrodisíaca e digestiva.
    Uso: perfumar bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores.

    Canela

    Digestiva e antioxidante; ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.
    Uso: compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).

    Cominho

    Diurético, auxiliar no tratamento de gases.
    Uso: molhos, cremes, peixes, carnes, assados, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no curry.

    Cravo-da-índia

    Ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol.
    Uso: doces, pães, marinados, assados de porco, molhos e chutney.

    Curry

    É feito com até 65 tipos de especiarias diferentes. Estimulante e digestivo.
    Uso: culinária indiana, arroz.


    Gengibre

    Antioxidante; ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento.
    Uso: cru como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carnes de porco.

    Hortelã

    Estimulante, digestiva. No Recife, o pó da folha é usado para combater parasitas intestinais (ameba e giárdia) em crianças.
    Uso: chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas, pratos da cozinha do médio oriente.

    Mostarda

    Antioxidante.
    Uso: conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).

    Noz moscada

    Afrodisíaca, é usada para problemas hepáticos.
    Uso: doces, molhos e massas. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para dar seu aroma.

    Páprica

    Estimulantes e digestivas.
    Uso: pode ser usada no lugar da pimenta seca.

    Papoula

    Digestiva.
    Uso: bolos, pães, tortas, doces e molhos.

    Pimentas

    Antioxidantes; purifica o sangue, auxilia na prevenção de doenças do coração, no tratamento da obesidade, nas dores reumáticas (compressas locais).
    Uso: pratos salgados.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    Núcleo Umbandista lei de Ogum

    Paz Amor Fraternidade Humildade

    Vinde todos de bom coração