• Ultimas Postagens

    domingo, 27 de novembro de 2016

    Os banhos de ervas da Umbanda

    Resultado de imagem para banhos de defesa

    Vamos conhecer hoje os principais banhos de ervas da Umbanda, para qualquer interessado em manter limpas as energias espirituais ao seu redor em equilíbrio.
    Principais banhos feitos na Umbanda
    Banhos de ervas não são exclusividade nos terreiros de Umbanda e Candomblé, de modo geral, temos banhos de todos os tipos ligados a diversas visões religiosas.
    A troca de energia com os elementos da natureza é feita a todo momento, mas num mundo tão urbanizado, lançar mão deste recurso pode ser um atalho e um método fortificador de se alcançar algum equilíbrio.
    Nós, da Umbanda, temos vários tipos de conhecimentos, portanto, banhos diversos, que devem ser feitos sob orientações corretas e cada um para sua finalidade específica. Os mais comuns são o banho de descarregobanho de proteção ou defesa, banho de energização ou re-energização.

    Funções dos banhos de ervas da Umbanda

    É claro que os nomes variam de lugar para outro em que se busca, mas o mais importante continua sendo a finalidade verdadeira e a intenção no coração de quem toma os banhos de ervas da umbanda.
    • banho de descarrego costuma ser o mais procurado e o primeiro a ser tomado. É, essencialmente, um banho de limpeza espiritual e, assim como um banho comum, leva consigo a sujeira, mas também os elementos benéficos, e não descarrega apenas as energias negativas. Este é um banho de descarrego completo!
    • banho de energização convém para aqueles que tiveram a necessidade de um descarrego mais poderoso e poderia ser chamado de “banho de recarrego”, já que sua função é reestabelecer as energias positivas que foram embora no descarrego ou pelo simples desgaste cotidiano. Seria comparável a passar um hidratante após o banho pois os óleos naturais e benéficos à pele se foram junto com a sujeira. Veja exemplo desse banho aqui.
    • banho de proteção tem, obviamente, o propósito de manter os chacras protegidos após a limpeza, é semelhante a usar um protetor solar para sair pelas ruas pois estaremos expostos, novamente, a todo tipo de impureza.
    Há ainda alguns banhos reservados a médiuns e iniciados na Umbanda ou mesmo em outras religiões, mas para todos, médiuns ou não, iniciados ou leigos, recomenda-se os banhos com elementos naturais e essências como foram falados acima.
    A saúde do espírito é tão valiosa quanto a do corpo, porém exige maior atenção, só porque muitas vezes é negligenciada, mas é o equilíbrio e o cuidado com os dois lados da existência que traz o verdadeiro bem-estar.


    Banho de descarrego, banho de limpeza e banho de rosas para crianças


    O banho de descarrego para crianças não é bem visto pelas boas correntes de Umbanda, no entanto; o banho de rosas para crianças é um excelente purificador.
    Muitas vezes; a criança assim como um pára-raio, pode ser afetada por larvas astraismau olhado; ou mesmo por feitiços ou magia enviados a sua casa ou trabalho.
       Rosas brancas para banho de limpeza astral em crianças
    Rosas brancas para banho de limpeza astral em crianças
    Muitos pais de santo afirmam que o banho de descarrego ( banhos como o de sal grossofumocachaça) são muito pesados para a aura das crianças surtindo o efeito contrário ao desejado nelas.
    Os banhos de limpeza são os mais indicados para as crianças, pois utilizam ervas mais brandas e pétalas de rosas para purificar o espírito da criança contra agressões espirituais. Conheça os banhos de limpeza para crianças com mais de 2 anos a seguir.

    Banho de rosas para crianças

    Oxum orixá protetora das crianças
    Oxum orixá protetora das crianças
    Crianças que ficam muito agitadas sem razão aparente, por longos períodos e com dificuldades em dormir podem se beneficiar de banhos de limpeza de alecrim da horta (planta de Oxalá) . O banho deve ser tomado quase frio do pescoço para baixo.
    banho de pétalas de rosas brancas (Iemanjá) é outra alternativa para os doentes que utilizam o banho de rosas para crianças como alternativa de tratamento, sem nunca deixar de consultar também os médicos da terra, claro!
    banho de limpeza de camomila (Panta de Oxum) é excelente para restabelecer forças espirituais e afastar mau olhado. Indicado a crianças que ficam apáticas e sem energia sem motivo aparente.

    Regras para banho de limpeza e banho de rosas para crianças

    Banho de rosas brancas para acalmar crianças que estão agitadas sem motivo
    Banho de rosas brancas para acalmar crianças que estão agitadas sem motivo
    Nunca fazer banho de descarrego (sal grosso, cachaça, fumo, alimentos) em crianças;
    Nunca aplicar o banho de limpeza  ou banho de rosas quente ou morno. Deve ser sempre o mais frio possível, a temperatura ambiente. Nunca guardar o banho ou usar geladeira para resfriar mais rápido ou conservar para usar outro dia.
    Colocar a água para o banho (1 litro) para ferver e só depois colocar as ervas ou rosas e desligar o fogo em seguida. Essas são ervas muito delicadas, assim como as pétalas das rosas e não podem ser fervidas. Basta desligar o fogo e abafar alguns minutos. Depois retirar a tampa coar e deixar esfriar até o momento de tomar o banho. Do pescoço para baixo.
    No caso do banho de rosas, jogar somente as pétalas na água fervente e desligar o fogo. Abafa alguns minutos, deixe esfriar, coar e toma o banho frio. Do pescoço para baixo.
    Bebês de colo ou crianças muito novas, com menos de 01 ano devem ser levadas para passes espirituais e não devem fazer uso de banhos de limpeza.

    Banho de descarrego com 7 ervas

    Este banho de descarrego com 7 ervas sagradas pode ser utilizado para aliviar tensões astrais além de renovar as boas energias promovendo limpeza espiritual.
    Este é um dos banhos de descarrego mais poderosos e que pode ser feito por qualquer pessoa interessada em fazer uma limpeza espiritual e renovar as boas energias astrais.

    Banho de descarrego completo que fecha o corpo afastando as energias negativas.
    Alguns sugerem banho de descarrego com 7 ervas diferentes dependendo da corrente religiosa, mas de um modo geral; todos concordam que as 7 ervas utilizadas no banho de descarrego deveriam poder ser usadas do pescoço para baixo, para um banho completo.
    Portanto; para um banho de descarrego completo que fecha o corpo afastando as energias negativas, utilizamos preferencialmente as ervasdo orixá maior – Oxalá.
    A vassourinha é a única erva que foge a regra e pertence a Oxum, mas é uma erva sagrada importante pois ‘varre’ as larvas astrais.
    Todas essas ervas podem ser usadas por qualquer pessoa sem nenhuma restrição, independente do orixá regente que tenham .

    Poderoso banho de descarrego com 7 ervas sagradas

    Manjericão pertence a Oxalá
    Manjericão pertence a Oxalá e é muito usado na cozinha
    Ingredientes: utilizar o correspondente a uma mão cheia da erva fresca e nunca folhas secas para medida de cada uma das ervas.
    • Manjericão – pertence a Oxalá
    • Arruda – pertence a Oxalá
    • Alecrim – pertence a Oxalá
    • Malva-Branca – pertence a Oxalá
    • Malva Rosa – pertence a Oxalá
    • Manjerona – pertence a Oxalá
    • Vassourinha – pertence a Oxum

    Cuidados durante a preparação do banho de descarrego

    • Para este banho você não poderá cozinhar as ervas e sim macerar cada uma com a água fria. Lembre-se que este banho de descarrego com 7 ervas não vai ao fogo!
    • banho de descarrego com 7 ervas  deve ser preparado pelo menos 1 hora antes de ser tomado.
    • banho de descarrego com 7 ervas deve ser preparado em uma vasilha de louça ou metal para concentrar as energias das *ervas*.
    • banho de descarrego com 7 ervas não deve se usado quando a mulher está menstruada e pode ser usado por gestantes.

    Como preparar e tomar o banho de descarrego?

    Macerar as ervas, uma a uma; em 2 litros de água e deixar descansar por pelo menos 1 hora.
    Depois retirar o excesso de folhas do banho de descarrego e reservar.
    Tome um banho de chuveiro normalmente, inclusive lavando a cabeça.
    Ao final; depois de desligado o chuveiro, jogue lentamente sobre o pescoço o banho de descarrego com 7 ervas, mentalizado a purificação espiritual e pedindo graças ao seu guia espiritual.
    Não secar com toalha, deixar secar ao natural.

    Depois de tomar o banho de descarrego…

    As ervas que sobram devem ser descartadas em mata ou aos pés de uma árvore.
    Banho de descarrego com 7 ervas deve ser empregado com um intervalo mínimo de 15 dias entre um banho e outro.
    Algumas pessoas gostam de acender uma vela para o anjo da guarda depois de tomar um banho de descarrego.

    Minha sugestão é acender uma vela branca para seu orixá regente ao lado de um copo com água mentalizando boas energias e limpeza espiritual
    .

    7 Ervas Medicinais Sagradas


    Para falar em folhas sagradas ou ervas medicinais sagradas indispensáveis nos rituais do mundo sagrado, devemos aludir a lenda de Ossaim ou Dada que distribuira cada erva sagrada a um ou vários Orixás.
    Assim, cada orixá tem as folhas sagradas que lhe correspondem. Algumas vezes encontramos orixás compartilhando uma ou mais ervas.
    As ervas sagradas desempenham funções de propiciadoras e purificadoras dos elementos sagrados. Une o orixá ao seu filho. Não existe orixá sem as folhas sagradas.
    Participam de obrigações de cabeça e em todos os rituais de defumaçãobanhos de descarregolimpeza espiritual dos ambientes e muito mais.

    7 ervas sagradas e seus orixás

    Bambú é poderoso defumador
    Bambú é um poderoso defumador e pertence a Iansã
    • Alecrim – Pertence a Oxalá. Entra em qualquer obrigação de cabeça dos filhos de qualquer orixá. Bastante emprego nos rituais de defumaçãobanho de descarrego. É parte indispensável do ‘abo’. Eficiente destruidor de larvas astrais. O Chá é empregado para combater tosses e broquites com sucesso.
    • Arruda – Planta de odor bem forte que pertence a Oxóssi e Exu. Muita usada contra maus fluídos, inveja, olho-grande, e para benzimentos. A variedade do orixá Oxóssi, com folhas miúdas; aplica-se nos bori, lavagem de contas (guias), e banhos de limpeza ou descarrego. O uso medicinal é contra verminoses e reumatismo em chás, e o sumo aplica-se para reduzir feridas.
    • Bambú – Pertence a Yansã e Egun. Muito aplicada como enfeite nas casas de Egun nas festas. Poderoso defumador contra larvas astrais, fazendo mistura com palha ou bagaço de cana. Excelente banho contra perseguição de obsessores ou maus espíritos. Na medicina popular é utilizado nas diarréias e pertubações do estomago.
    • Camomila – Pertence a Oxalá e Oxum. Aplicação em banhos de descarrego e no “abo”. Na medicina popular tem larga utilização em chás reguladores dos intestinos; estimula o apetite.
    • Cana-de-Açucar – Pertence a Exú. Planta muito importante nos rituais. Seja o bagaço ou o produto, o açucar, são amplamente utilizadas em defumações para melhoria das condições financeiras, misturando com pó de café virgem, cravo-da-índia, e canela em pó.
    • Girassol – Pertence a Oxalá. Utiliza-se em qualquer obrigação de cabeça, no ‘abo’ e banhos de descarrego. Tem muito prestígio em defumações pois é poderoso anulador de fluidos negativos edestruidora de larvas astrais. Nas defumações usa-se as folhas e nos banhoscolocam-se também as pétalas colhidas antes do nascer do sol.
    • Romã – Erva Sagrada pertencente a Yansã. As folhas são utilizadas em banhos de descarrego. A medicina popular emprega o cozimento das cascas dos frutos para o combate de vermes e o mesmo cozimento para gargarejos nas inflamações de garganta e da boca.
    Girassol erva sagrada
    Girassol erva sagrada dos filhos de Oxalá

    Alecrim de Oxalá

    Alecrim pertence ao orixá maior Oxalá.
    Alecrim é uma planta muito utilizada em diversos rituais mágicos em diferentes religióes.
    É um vegetal de pequeno crescimento, com aroma muito agardável, que entra na obrigação de cabeça dos filhos de qualquer orixá.
    Tem vários empregos na umbanda e candombléDefumações pessoais e de ambiente, banhos de descarrego, sendo parte indspensável do abo.
    Alecrim usado nos rituais dos filhos de Oxalá
    Alecrim utilizado no srituais dos filhos de Oxala
    É eficaz afugentador de maus espíritos e destruidor de larvas astrais.
    É bom remédio nas tosses e bronquites e acaba com o catarro dos bronquios. Usa-se na forma de chá.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    Núcleo Umbandista lei de Ogum

    Paz Amor Fraternidade Humildade

    Vinde todos de bom coração