Folhas, ervas, sementes, raízes e os Orixás
Folhas e demais plantas são poderosos elementos da natureza que com seu axé possuem o poder de purificação, proteção, energização e cura através dos orixás.
Folhas, e plantas em geral, carregam cada uma o seu axé próprio, o axé de cada orixá, que nos protege, purifica, cura e nos energiza conforme o axé do orixá que a rege.
O “Raizes Espirituais” traz a seus leitores e seguidores uma relação dos orixás da umbanda e suas plantas mais comumente usadas nos banhos, filtros e defumações por carregarem o axé do orixá.
Os orixás e suas plantas:
Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã: alecrim, algodão, boldo, erva-cedreira, funcho, girassol, hortelã, levante, malva.
Erês: alecrim, alfazema, amoreira, hortelã, laranjeira, manjericão, rosa branca, sálvia.
Exú: arruda, beladona, cactos, cana de açúcar, carqueja, comigo ninguém pode, mamona, mangueira, picão preto, pimenta da costa, pinhão roxo, unha de gato, urtiga.
Iansã: alfazema, bambu, dormideira, espada de iansã, louro, manjericão, pitangueira, romã.
Iemanjá: alfazema, anis, chapéu de couro, hortelã, jasmim, lágrima de Nossa Senhora, lavanda, mastruço, pata de vaca, unha de vaca.
Irokô: albizeiro, cajueiro, colônia, jaqueira, noz moscada.
Logunedé: Todas as ervas de seu pai Oxossi e sua mãe Oxum, além das suas próprias que são piperegum amarelo e piperegum verde.
Nanã Buruku: alfavaca, assa peixe, avenca, cipreste, crisântemo roxo, erva-cidreira, manacá, oriri, quaresmeira, pinhão roxo.
Obá: alteia, bambu, cambuí amarelo, cordão de frade, cravo da índia, dormideira, espirradeira, hortelã, lírio do brejo, louro, manjericão roxo, maravilha bonina.
Ogum: abre-caminho, agrião, aroeira, carqueja, espada de São Jorge, flecha de ogum, jatobá, jurupitã, losna, pata de vaca, pinhão roxo, vence tudo.
Omolú/Obaluaê: alfavaca roxa, babosa, canela de velho, fruta de pomba, gervão, mamona, mostarda, velame.
Oxossi: alecrim do campo, alfavaca, carapiá, eucalipto, guiné caboclo, jurema, salgueiro, samambaia.
Oxum: alfavaca, arnica, camomila, erva-cidreira, gengibre, ipê amarelo, rosa amarela, rosa branca.
Oxumaré/Bessen: alteia, angelicó, araticum-de-areia, graviola, ingá-bravo, língua de vaca.
Pretos velhos: arruda, eucalipto, guiné, manjerona, pinhão roxo.
Xangô: alfavaca roxa, café (folhas), cipó-mil-homens, erava de São João, flamboiant, hortelã, levante, mangueira, manjerona, mentrasto, nega-mina.
Quais plantas usar nos banhos e defumações?
As plantas podem ser classificadas como calmas, fortes e bravas e sua combinação deve ser feita de acordo com cada objetivo e cada orixá.
Devemos saber que a erva pode mudar de nome conforme região e de Orixá, dependendo da nação.
Importante: Não estamos receitando qualquer erva citada para remédios ou tratando de feituras e assentamentos, estamos apenas mostrando as ervas mais utilizadas na Umbanda e para quê são usadas.
Ervas Fervidas:
Devemos prestar atenção em que banho precisamos, o banho fervido só serve como banho de defesa, é aquele que vc toma para ir numa gira, fazer uma visita, pois as ervas sendo fervida perdem muito sua essência, são validas somente para um dia.
Ervas Maceradas:
Um banho de descarrego , para tirar a negatividade, terá que ser as ervas maceradas, poderá usar um banho especifico para o Orixá, onde vc usará somente erva daquele orixá, de preferencia 3 tipos de erva, ou combinar uma quantidade de erva,3, 7 13 ou 21, sendo que poderemos misturar ervas de mais orixá, mas preste atenção pq só poderá ser erva de descarrego.
Para um bom banho:
Precisamos tomar alguns cuidado, colher as ervas frescas antes do sol quente, pedir licença a Oxossi e a Ossain, lavar essas ervas com água da torneira, em seguida lavar com agua do mar de cachoeira, chuva etc... de preferencia defumar todas as ervas.
Usar água de cachoeira, de chuva de mar para confecção do banho. Se não tivermos pegamos água da torneira deixamos descansar 1 hora e usamos, no meu caso só uso água dos Orixás.
CUIDADO!!!
Tomar cuidado para quem fazer o banho, se vc não é um medium desenvolvido e seus guias ainda não trabalham não faça banho para os outros, um banho de descarrego deverá ser feito por uma pessoa qualificada, já preparada, de preferencia um dirigente ou uma pessoa que tenha ordem deste. Senão poderá trazer pra si toda negatividade da pessoa e não saber se descarregar.
Importante:
Não podemos mexer nas ervas se antes não firmarmos nossas velas, 1° a vela sempre para Exu, pedindo proteção, o seu anjo da guarda deverá estar acesa, depois para suas entidades e como eu faço no terreiro, acendo vela para o patrono da casa, minha mãe e pai de cabeça.
Começando o Banho:
Sempre começo pela erva de Oxalá, nessa hora não devemos conversar e sim cantar pontos dos orixas que estará macerando. As outras podem ser opicional.
Com isso já estará se preparando para fazer um bom banho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário